Violência Escolar
A violência é hoje uma das principais preocupações da sociedade.
Causas :
Alunos desmotivados pelas perspetivas de desemprego. Visão negativa da
escola. Responsabilidade social, punições individuais. Professores crispados
pelas políticas educativas. São estas as principais causas da indisciplina e da
violência nas escolas.
Consequência
da violência escolar para a vítima
As consequências da violência escolar são muitas e profundas. Para a vítima
da violência, as consequências se notam em uma evidente baixa auto-estima, atitudes passivas, transtornos
emocionais, problemas psicossomáticos, depressão, ansiedade, pensamentos
suicidas, etc. Somando-se a isso, a perda de interesse pelas questões relativas
aos estudos, o qual pode desencadear uma situação de fracasso escolar, assim
como o aparecimento de transtornos fóbicos de difícil resolução. Pode-se detectar a uma vítima de violência escolar por apresentar um constante aspecto contrariado,
triste, deprimido ou aflito, por faltar frequentemente e ter medo das aulas, ou
por ter baixo rendimento escolar. Além disso, também atinge o plano físico,
apresentando dificuldade para conciliar o sono, dores no estômago, no peito,
dores de cabeça, náuseas e vômitos, choro constante, etc. No entanto, isso não
quer dizer que todas as crianças que apresentam esse quadro estejam sofrendo
violência escolar. Antes de dar um diagnóstico ao problema, é necessário que
antes se investigue e se observe mais a criança.
Quanto aos efeitos do bullying sobre os próprios agressores, alguns
estudos indicam que estes podem encontrar-se “às portas das condutas
criminais”. Também os espectadores, a massa silenciosa de companheiros que, de
um modo ou de outro, sentem-se amedrontados pela violência que testemunham, são afetados, podendo
provocar certa sensação de que nenhum esforço vale a pena na construção de
relações positivas. Para o agressor, o bullying dificulta a convivência com as
demais crianças, e o faz agir de forma autoritária e violenta, chegando em
muitos casos a converter-se em um deliquente. Normalmente, o agressor se
comporta de uma forma irritada, impulsiva e intolerante. Não sabem perder,
necessitam impor-se através do poder, da força e ameaça, metem-se em
discussões, pegam o material do seu colega sem o seu consentimento, e
exteriorizam constantemente uma autoridade exagerada.
Sugestões :
O que posso fazer para mudar esse cenário ?
É necessário ter pulso firme, da
direção do colégio, dos professores, das autoridades da segurança pública e
também da justiça. Enquanto as escolas ficarem com medo de agir de forma
enérgica, cobrando do aluno por ter medo de perdê-los e não receberem a verba
do governo por terem alunos a menos, a situação só tenderá a piorar.
Pietra Tamagnini Dias – n° 16
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