quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Eleições.

O que é uma eleição?

Eleição é o processo mediante o qual um grupo social escolhe seu governante ou seu representante político por meio do voto.
Nos países democráticos, O exercício do voto é um dos direitos fundamentais dos cidadãos. É por meio dele que o indivíduo participa do poder público e manifesta sua vontade.
No Brasil, o voto é obrigatório para os maiores de 18 anos e facultativo para os analfabetos, maiores de 70 anos e para os jovens que tenham entre 16 e 18 anos.
As pessoas que deixam de votar, em qualquer eleição, devem justificar-se diante da Justiça Eleitoral para conservar seus direitos sociais.

Sistemas eleitorais

 Existem dois sistemas eleitorais no Brasil, o majoritário e o proporcional. Em 2001 ganhava corpo no Congresso a discussão em torno da adoção de um terceiro modelo, o distrital. Os ocupantes de cargos majoritários são escolhidos pelo primeiro sistema, sendo vencedores aqueles que obtiverem o maior número de votos. No caso do presidente da República, dos governadores de estado e dos prefeitos de cidades com mais de 200 mil eleitores, é preciso que o candidato obtenha 50% + 1 (maioria absoluta) dos votos para que seja eleito no primeiro turno. Se isso não acontece, os dois candidatos mais votados disputam o segundo turno. O sistema majoritário é usado também para a escolha dos senadores. Eles têm mandato de oito anos, e cada estado tem três cadeiras, mas as eleições ocorrem alternadamente, a cada quatro anos. Em 1998 foi renovado um terço dos senadores (um por estado); em 2002 foi renovado dois terços, ou seja, foram eleitos dois senadores por estado

Amanda Freire

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Tudo sobre eleição.

O que é?
É a forma pela qual as pessoas em uma sociedade escolhem politicamente candidatos ou partidos por meio do voto.

Quais as sua características?
O voto secreto é a base das democracias estáveis. Já o voto aberto tem sido o grande instrumento dos regimes totalitários.,Antes de 1934 o voto era aberto.
A forma mais concreta e atualizada para eleger seus representantes é a urna,que foi desenvolvida por técnicos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais
É posicionado na Seção Eleitoral próximo ao presidente da mesa, sendo constituído por um teclado numérico 0 a 9, teclas "CONFIRMA" e "CORRIGE", e visor de cristal líquido e os "leds" de sinalização que , quando acesos indicam:
Vermelho – a urna eletrônica está sendo alimentada através de bateria interna ou externa.

Amarelo – a urna eletrônica está sendo utilizada por um eleitor.

Verde – a urna está liberada para a identificação e votação do próximo eleitor.
Na parte frontal encontram-se a tela de cristal líquido, onde são visualizadas as instruções para o eleitor, bem como durante a votação, o nome, número, partido e foto do candidato escolhido e ainda, o teclado numérico com teclas de 0 a 9, "BRANCO", "CORRIGE" e "CONFIRMA". Todas as teclas têm gravado o código braile correspondente e no número 5 há um ponto de referência para orientação do eleitor deficiente visual que não lê braile.
Como funciona no Brasil?
O voto é obrigatório para quem tem entre 18 e 70 anos e sabe ler e escrever. Analfabetos e pessoas com mais de 70 não precisam votar. Quem tem entre 16 e 18 anos pode votar se quiser, mas não é obrigado.Mas a partir dos 16 anos você tem direito a voto.
·  Eleições diretas - Neste tipo de eleição, o eleitor vota diretamente no candidato que escolher.
·  Eleições indiretas - Representantes eleitos pelo povo escolhem os governantes.
·  Poder Executivo - É o órgão que executa as leis e administra o país. É exercido pelo presidente e seus ministros, pelo governador e seus secretários e pelo prefeito e seus secretários.
·  Poder Legislativo - Faz as leis que governam nosso país. Exercem o Poder Legislativo os deputados, senadores e vereadores.
·  Poder Judiciário - Cuida para que as leis sejam cumpridas. Encaixam-se aqui órgãos como o Supremo Tribunal Federal, o Superior Tribunal de Justiça e o Tribunal Superior Eleitoral.
Na hora de decidir quem venceu, vale a regra da maioria para prefeitos, governadores e presidentes: o candidato precisa ter mais da metade dos votos válidos (o que exclui nulos e brancos) para vencer. Ou seja, 50% mais um voto.
Beatriz Koukdjian.

Eleições 2012

O que é eleição?

Eleição é um sistema usado na maioria dos países do mundo moderno para eleger cargos administrativos no país, estado e município. É dado pela democracia, por meio de votos dos cidadãos que são computados e assim é decidido o vencedor de tal votação. Sempre é dada uma idade minima para votar, normalmente entre 16 e 18 anos o cidadão começa a ter liberdade para votar, após essa idade o voto já é obrigatório em muitos lugares. Normalmente usada para escolha de presidente, deputados, senadores, governadores prefeitos e vereadores, mas também existem outros tipos de eleições.

Quais as características?

As principais características mundialmente adotadas é o voto secreto, ou seja, ninguém vai saber em quem você votou, assim trazendo uma segurança a mais para o eleitorado. Tens que possuir um título eleitoral para poder votar. É proibida a compra de votos e coisas relacionadas. No Brasil o voto é eletrônico e computado no mesmo momento, você pode escolher seu candidato, se estiver errado pode cancelar, pode votar em nulo ou deixá-lo em branco.

Como funciona no Brasil?

Funciona de uma forma simples. A partir dos 16 anos a pessoa já pode tirar seu título de eleitor, ao completar os 18 anos passa a ser obrigatório a votação, caso não vote tens que dar alguma justificativa plausível ou então poderá levar multa por isso. Outros casos para voto facultativo é para idosos com ou mais de 70 anos e para analfabetos. É sempre dado um prazo para votos e pode ter um segundo turno dependendo da porcentagem atingida por dois candidatos. O candidato que tiver a maior quantidade de votos é o que irá ficar no cargo que foi votado.

Extras...

No ano de 2012, ou seja, o que estamos, será feita uma eleição em mais de 5mil municípios do Brasil, isso para a escolha de prefeito e vereadores. Nas Eleições 2012 há o primeiro turno e caso o candidato não alcance mais do que 50% de votos, haverá um segundo turno com os candidatos mais votados, para ser decidido definitivamente quem ocupará o cargo. Em eleições municipais, se a cidade possuir menos do que 200 mil habitantes, não há um segundo turno. 


Yago A. Chahad | Nº 19

Eleições

Eleição é o processo de escolher um representante político por meio de votação, um ato de cidadania. No Brasil, que é uma República Federativa Presidencialista, existem eleições que se alternam: as eleições federais e estaduais que serve para a escolha do Presidente da República (e vice), Senador, Deputado Federal, Governador (e vice) e Deputado Estadual. E as eleições municipais para os cargos de Prefeito (e vice) e Vereadores. Por exemplo: Nesse ano de 2012, estão ocorrendo as eleições municipais.
Suas características são que o voto é secreto, vota-se numa urna eletrônica onde você pode votar em um candidato, nulo ou branco ou só no partido. No Brasil você pode votar a partir dos 16 anos, mas para maiores de 18 anos é obrigatório e se não comparecer terá que pagar uma multa ou justificar perante a Justiça Eleitoral. Analfabetos e maiores de 70 anos é facultativo. 


Nayara Maria. 

Eleições

Candidatos a Prefeito da cidade de Anápolis nas Eleições 2012
Estamos em ano de eleições para prefeito. Em todo Brasil as eleições 2012 estão sendo muito esperadas pelos cidadãos e pelos políticos candidatos a ocupar o maior cargo da prefeitura de cada cidade. Separamos aqui a lista de candidatos a prefeito de Anápolis nas eleições 2012 para você escolher em quem votar.

Na cidade de Anápolis no estado de Goiás que se localiza na região centro-oeste do país também está sendo uma das mais disputadas. Anápolis é uma das principais cidades do estado depois da grande capital Goiânia. Anápolis é uma cidade bastante organizada e que tem arrecadações de impostos regulares. Lá podemos contar com 5 candidatos ao cargo de prefeito nas eleições. Os candidatos são:
José de Lima
Moises Pinto
Antônio Gomide
Alismar Veiga
Gerson Santana
Atualmente o candidato mais popular e mais indicado ao cargo é o Antônio Gomide. Ele atualmente esta sendo o mais falado e mais cotado para dirigir a prefeitura da cidade de Anápolis.
Para melhorar o ambiente político, em vista da grande responsabilidade e acontecimentos falidos a esse nível, há alguns anos atrás o governo aprovou uma lei que será muito útil nos próximos anos em que precisarmos fazer votações. A lei chamada de Ficha Limpa irá fazer uma pesquisa sobre os políticos e expor a sua situação com a justiça. A lei visa o impedimento de políticos a concorrer á cargos se obtém algum tipo de processo. A lei Ficha Limpa não é 100% segura e correta, porem na hora de votar é uma boa opção para quem deseja escolher bem os seus candidatos. Fazer a pesquisa no Ficha Limpa é muito importante para fazer o seu voto conscientemente. No estado do Goiás muitas cidades estão esperando ansiosamente pelos dias de votação e também pela apresentação de alguns candidatos.
Se esperam mais novidades sobre o avance das eleições de Anápolis 2012 e seus candidatos a prefeito proximamente, porém, fique ligado para estar informado e fazer uma votação inteligente.

Caio Pistoresi

Eleições

O que é ?

Eleição é todo processo pelo qual um grupo designa um de seus integrantes para ocupar um cargo por meio de votação. Na democracia representativa, é o processo que consiste na escolha de determinados indivíduos para exercerem o poder soberano, concedido pelo povo através do voto, devendo estes, assim, exercerem o papel de representantes da nação. A eleição pode se processar com o voto de toda a comunidade ou de apenas uma parcela da comunidade, os chamados eleitores.

Quais as características ?

O voto é secreto ou seja ninguem sabe em que voce votou isso impede de certa forma a venda de votos que é ilegal mais acontece muito em nosso país . O voto é feito em uma urna eletrônica  na qual voce pode votar em seu candidato , anular o seu voto ou deixa-lo em branco . 

Como funciona no Brasil ?

No Brasil o voto é facultativo para analfabetos , idosos com idade igual ou superior a 70 anos e para jovens entre 16 e 18 anos , No Brasil o voto pode ser justificado por motivo de não estar no local que voce vota no dia da eleição 



Gabriel Ciasca

 assim como o vice-presidente, governadores, prefeitos e senadores são
eleitos pelo voto direto e secreto em eleições majoritárias em dois turnos
Entretanto,
os deputados federais, estaduais e vereadores são eleitos pelo voto proporcional. No
sistema proporcional o eleitor vota no partido (voto de legenda) ou no candidato de sua
escolha constante das listas de candidatos apresentadas pelos partidos.

segunda-feira, 20 de agosto de 2012


Eleições

Eleição é o processo mediante o qual um grupo social escolhe seu governante ou seu representante político por meio do voto.

Nos países democráticos, O exercício do voto é um dos direitos fundamentais dos cidadãos. É por meio dele que o indivíduo participa do poder público e manifesta sua vontade.

No Brasil, o voto é obrigatório para os maiores de 18 anos e facultativo para os analfabetos, maiores de 70 anos e para os jovens que tenham entre 16 e 18 anos.

As pessoas que deixam de votar, em qualquer eleição, devem justificar-se diante da Justiça Eleitoral para conservar seus direitos sociais.

Isabela Rocha de Oliveira


Eleições

As eleições é um jeito de escolher um representante por meio do voto, em países democráticos as obrigações como cidadão inclui a votação, que é um meio de manifestar sua vontade perante as urnas, na qual um candidato com mais votos será então o representante do povo.

Como funciona no brasil

No Brasil o voto democrático é secreto e é feito em uma urna eletrônica que após os votos de todo o Brasil, calcula o numero de votos de cada candidato e assim temos o resultado do representante. No Brasil é obrigatório votar após completar 18, o voto é facultativo para pessoas de 16 a 18 anos e com mais de 70 anos.

Quais são as características

O sistema de governo no Brasil é presidencialista. O presidente da
República, assim como o vice-presidente, governadores, prefeitos e senadores são
eleitos pelo voto direto e secreto em eleições majoritárias em dois turnos
Entretanto,
os deputados federais, estaduais e vereadores são eleitos pelo voto proporcional. No
sistema proporcional o eleitor vota no partido (voto de legenda) ou no candidato de sua
escolha constante das listas de candidatos apresentadas pelos partidos. O analista
político Ames (2003) revela e distingue em seu livro duas linhas de pesquisa que
esclarecem o que está sendo debatido no país hoje. A primeira delas acredita que a
combinação de um sistema com representação proporcional de lista aberta, distritos de
grande magnitude, reeleição ilimitada e escolha dos candidatos feita nos Estados cria
um Legislativo repleto de deputados individualistas, interessados em benefícios
clientelistas e partidos pouco disciplinados. A segunda linha de pesquisa sugere que as
sanções e recompensas conferidas pelos líderes partidários são bastante fortes para
contrabalançar as tendências à fragmentação gerada pelo sistema eleitoral, e criam
partidos parlamentares com altos níveis de unidade de voto.

Fabricio Serra Santos nº7

Eleições


Eleição é o processo mediante o qual um grupo social escolhe seu governante ou seu representante político por meio do voto.
Nos países democráticos, o exercício do voto é um dos direitos fundamentais dos cidadãos. É por meio dele que o indivíduo participa do poder público e manifesta sua vontade.
No Brasil, o voto é obrigatório para os maiores de 18 anos e facultativo para os analfabetos, maiores de 70 anos e para os jovens que tenham entre 16 e 18 anos.
As pessoas que deixam de votar, em qualquer eleição, devem justificar-se diante da Justiça Eleitoral para conservar seus direitos sociais.

Rafaela Rosário de Souza nº17

Eleições

O que é?

Eleição é a escolha de uma ou mais pessoas pra ocupar um lugar fazendo coisas por você. Todas as pessoas de um país escolhem quem gostariam que ocupasse o posto de "representante". O modo de escolher a cada quatro anos o presidente, deputados federais, deputados estaduais, senadores, vereadores e prefeitos.

Quais as Características?

Voto secreto: Ninguém sabe quem votou em quem.

Voto aberto:O Voto Aberto é um movimento da sociedade civil sem vínculos partidários, que tem como objetivo pôr fim ao voto secreto na Câmara Federal e no Senado. 
  
Voto cabresto: O voto de cabresto é um sistema tradicional de controle de poder político através do abuso de autoridade, compra de votos ou utilização da máquina pública.

Como funciona no Brasil?

Como sempre acontece nos anos terminados em número par, é época de eleições no Brasil. As eleições se dividem entre “majoritárias” e “proporcionais”. funcionam muito bem, em todos os níveis: Federal (Presidente), Estadual (Governador) e Municipal (Prefeito).Os votos são por meio de uma urna eletrônica.Quem tem menos de 16 anos não pode votar,quem entre 16 e 18 anos  podem escolher em votar ou não, de 18 a 70anos é obrigatório o voto. Analfabetos e acima de 70 anos não precisam votar.





 João Pedro C. de Carvalho n°11
 

Eleições

O que é?
É o modo de escolher a cada quatro anos o presidente, deputados federais, deputados estaduais, senadores, vereadores e prefeitos.

Quais as características?
Voto secreto: ninguém sabe quem votou em quem. Isso impede que as pessoas se sintam obrigados a votar em alguém ou até mesmo que troquem o voto por dinheiro(coisas que aconteciam no passado). Quem não gostar dos candidatos podem votar em branco ou simplesmente anular o voto.

Como funciona no Brasil?
Os votos são por meio de uma urna eletrônica.Quem tem menos de 16 anos não pode votar,quem entre 16 e 18 anos  podem escolher em votar ou não, de 18 a 70anos é obrigatório o voto. Analfabetos e acima de 70 anos não precisam votar.

Thiago Hashimoto Angel     nº18

Eleições

O que é?


Eleição é a escolha de uma ou mais pessoas pra ocupar um lugar fazendo coisas por você. Todas as pessoas de um país escolhem quem gostariam que ocupasse o posto de "representante".
As Eleições no Brasil acontecem a cada dois anos (Exemplo: 2008: Prefeitos e Vereadores; 2010: Presidentes, Governadores, Deputados e Senadores). Os mandatos de vereadores, prefeitos, deputados estaduais, federais, governadores e do presidente da República duram quatro anos; o dos senadores por oito anos.

A importância do voto

 

Numa democracia, como ocorre no Brasil, as eleições são de fundamental importância, além de representar um ato de cidadania. Possibilitam a escolha de representantes e governantes que fazem e executam leis que interferem diretamente em nossas vidas. Escolher um péssimo governante pode representar uma queda na qualidade de vida. Sem contar que são os políticos os gerenciadores dos impostos que nós pagamos. Desta forma, precisamos dar mais valor a política e acompanharmos com atenção e critério tudo que ocorre em nossa cidade, estado e país.
O voto deve ser valorizado e ocorrer de forma consciente. Devemos votar em políticos com um passado limpo e com propostas voltadas para a melhoria de vida da coletividade.



Como funcionam as eleições no Brasil


O Brasil é uma democracia  representativa, onde o povo escolhe seus representantes através do voto.Antes das eleições, durante um período determinado por lei, os candidatos fazem suas campanhas. É a chance que eles têm de dizer o que pretendem fazer se forem eleitos. Infelizmente, muitos políticos preferem usar esta oportunidade para falar mal dos outros.

Em nosso país, quem tem menos de 16 anos não pode votar.

Voto secreto

Nas eleições brasileiras, o voto é secreto: ninguém sabe quem votou em quem. Assim, impede-se que os eleitores se sintam obrigados a votar em alguém ou até mesmo que troquem o voto por dinheiro -coisas que aconteciam no passado. Quem não gostar dos candidatos pode votar em branco ou simplesmente anular o voto. Também é possível votar apenas no partido.

Eric Félix