terça-feira, 21 de agosto de 2012

Eleições 2012

O que é eleição?

Eleição é um sistema usado na maioria dos países do mundo moderno para eleger cargos administrativos no país, estado e município. É dado pela democracia, por meio de votos dos cidadãos que são computados e assim é decidido o vencedor de tal votação. Sempre é dada uma idade minima para votar, normalmente entre 16 e 18 anos o cidadão começa a ter liberdade para votar, após essa idade o voto já é obrigatório em muitos lugares. Normalmente usada para escolha de presidente, deputados, senadores, governadores prefeitos e vereadores, mas também existem outros tipos de eleições.

Quais as características?

As principais características mundialmente adotadas é o voto secreto, ou seja, ninguém vai saber em quem você votou, assim trazendo uma segurança a mais para o eleitorado. Tens que possuir um título eleitoral para poder votar. É proibida a compra de votos e coisas relacionadas. No Brasil o voto é eletrônico e computado no mesmo momento, você pode escolher seu candidato, se estiver errado pode cancelar, pode votar em nulo ou deixá-lo em branco.

Como funciona no Brasil?

Funciona de uma forma simples. A partir dos 16 anos a pessoa já pode tirar seu título de eleitor, ao completar os 18 anos passa a ser obrigatório a votação, caso não vote tens que dar alguma justificativa plausível ou então poderá levar multa por isso. Outros casos para voto facultativo é para idosos com ou mais de 70 anos e para analfabetos. É sempre dado um prazo para votos e pode ter um segundo turno dependendo da porcentagem atingida por dois candidatos. O candidato que tiver a maior quantidade de votos é o que irá ficar no cargo que foi votado.

Extras...

No ano de 2012, ou seja, o que estamos, será feita uma eleição em mais de 5mil municípios do Brasil, isso para a escolha de prefeito e vereadores. Nas Eleições 2012 há o primeiro turno e caso o candidato não alcance mais do que 50% de votos, haverá um segundo turno com os candidatos mais votados, para ser decidido definitivamente quem ocupará o cargo. Em eleições municipais, se a cidade possuir menos do que 200 mil habitantes, não há um segundo turno. 


Yago A. Chahad | Nº 19

Nenhum comentário:

Postar um comentário