terça-feira, 21 de agosto de 2012

Tudo sobre eleição.

O que é?
É a forma pela qual as pessoas em uma sociedade escolhem politicamente candidatos ou partidos por meio do voto.

Quais as sua características?
O voto secreto é a base das democracias estáveis. Já o voto aberto tem sido o grande instrumento dos regimes totalitários.,Antes de 1934 o voto era aberto.
A forma mais concreta e atualizada para eleger seus representantes é a urna,que foi desenvolvida por técnicos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais
É posicionado na Seção Eleitoral próximo ao presidente da mesa, sendo constituído por um teclado numérico 0 a 9, teclas "CONFIRMA" e "CORRIGE", e visor de cristal líquido e os "leds" de sinalização que , quando acesos indicam:
Vermelho – a urna eletrônica está sendo alimentada através de bateria interna ou externa.

Amarelo – a urna eletrônica está sendo utilizada por um eleitor.

Verde – a urna está liberada para a identificação e votação do próximo eleitor.
Na parte frontal encontram-se a tela de cristal líquido, onde são visualizadas as instruções para o eleitor, bem como durante a votação, o nome, número, partido e foto do candidato escolhido e ainda, o teclado numérico com teclas de 0 a 9, "BRANCO", "CORRIGE" e "CONFIRMA". Todas as teclas têm gravado o código braile correspondente e no número 5 há um ponto de referência para orientação do eleitor deficiente visual que não lê braile.
Como funciona no Brasil?
O voto é obrigatório para quem tem entre 18 e 70 anos e sabe ler e escrever. Analfabetos e pessoas com mais de 70 não precisam votar. Quem tem entre 16 e 18 anos pode votar se quiser, mas não é obrigado.Mas a partir dos 16 anos você tem direito a voto.
·  Eleições diretas - Neste tipo de eleição, o eleitor vota diretamente no candidato que escolher.
·  Eleições indiretas - Representantes eleitos pelo povo escolhem os governantes.
·  Poder Executivo - É o órgão que executa as leis e administra o país. É exercido pelo presidente e seus ministros, pelo governador e seus secretários e pelo prefeito e seus secretários.
·  Poder Legislativo - Faz as leis que governam nosso país. Exercem o Poder Legislativo os deputados, senadores e vereadores.
·  Poder Judiciário - Cuida para que as leis sejam cumpridas. Encaixam-se aqui órgãos como o Supremo Tribunal Federal, o Superior Tribunal de Justiça e o Tribunal Superior Eleitoral.
Na hora de decidir quem venceu, vale a regra da maioria para prefeitos, governadores e presidentes: o candidato precisa ter mais da metade dos votos válidos (o que exclui nulos e brancos) para vencer. Ou seja, 50% mais um voto.
Beatriz Koukdjian.

Nenhum comentário:

Postar um comentário