sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Eleições

O que é?
Eleição é a forma pela qual as pessoas em uma sociedade escolhem politicamente candidatos ou partidos por meio do voto. O uso das eleições no mundo atual tem origem no século XVII, com o surgimento de governos representativos na Europa e na América do Norte. Ela é utilizada tanto para escolher um representante quanto para decidir uma questão. O conceito de eleição implica que os eleitores sejam contemplados com alternativas e que possam escolher uma entre várias propostas (ou representantes) designadas para resolver determinados problemas públicos. A existência de alternativas torna-se uma condição necessária para que a eleição seja genuinamente democrática.

Características
Elas ocorrem no primeiro domingo de outubro. Existem as eleições federais e estaduais: para os cargos de presidente da república (e vice), Senador, Deputado Federal, Governador (e vice) e Deputado Estadual. E tem também as eleições municipais: para cargos de prefeito (e vice) e Vereadores.
Os candidatos (de qualquer cargo), são filiados a algum dos mais de 20 políticos legalizados existentes no país, cada um com sua ideologia política. Esses partidos recebem recursos do fundo partidário, acesso aos meios de comunicação (rádio e TV), e direito ao horário eleitoral durante as campanhas.


Como funciona no Brasil
Eleições, no Brasil, funcionam muito bem, em todos os níveis: Federal (Presidente), Estadual (Governador) e Municipal (Prefeito), devendo ser esclarecido que o nosso sistema eletrônico é o mais moderno e de menor margem de erro. Temos eleições a cada quatro anos para Presidente e Governadores, defasados de dois anos para Prefeitos.


Beatriz Luciano =3



Nenhum comentário:

Postar um comentário