sexta-feira, 25 de maio de 2012

Violência Escolar.



O Que é?
A violência é um problema social que está presente nas ações dentro das escolas, e se manifesta de diversas formas entre todos os envolvidos no processo educativo. Isso não deveria acontecer, pois escola é lugar de formação da ética e da moral dos sujeitos ali inseridos, sejam eles alunos, professores ou demais funcionários.


Como surgiu? 
Quando surgiu o primeiro ser humano ignorante surgiu a violência... Como o ignorante não têm educação nem princípios, não sabe agir com calma e com paciência e parte logo para a violência... Assim procura ganhar sempre no grito ou no tapa ou no tiro até que encontra outro mais ou tão ignorante quanto ele e ai ele é que leva gritos, porradas ou tiro. São coisas desnecessárias que ocorrem.


Qual a solução?

Creio que as discussões com pais e comunidades escolares em relação ao que vem a ser a escola pública, o que é o direito a "acesso" e “permanência” nessa escola, bem como o convívio com as diferenças, talvez auxiliem no combate à violência. Se os indivíduos (pais e alunos) entenderem bem sobre seus direitos e deveres na escola será um grande passo.
Não adianta manter o discurso que “os pais de alunos de escolas públicas são leigos e sem cultura”, pois esse é um posicionamento elitista que só contribui para o fracasso da educação em nosso país. Parafraseando o linguísta Maurízio Gnerre, excluir os pais a partir do próprio código linguístico que rege as Leis do seu país é mais uma estratégia de exclusão social.

Amanda Freire

Nenhum comentário:

Postar um comentário