sexta-feira, 25 de maio de 2012

A Violência Escolar..
Hoje, é uma das principais preocupações da sociedade, atinge a vida e a integridade física das pessoas. Para compreendermos melhor o que é violência escolar é necessário a definição de violência.
A violência é
 uma transgressão da ordem e das regras da vida em sociedade. É o atentado direto, físico contra a pessoa cuja vida, saúde e integridade física ou liberdade individual correm perigo a partir da ação de outros.

É importante refletirmos a diferença entre agressividade, crime e violência.
A agressividade é o comportamento adaptativo intenso, ou seja , o indivíduo que é vítima de violência constante têm dificuldade de se relacionar com o próximo e de estabelecer limites porque estes às vezes não foram construídos no âmbito familiar. O sujeito agressivo tem atitudes agressivas para se defender e não é tido como violento. 
O crime é uma tipificação social e portanto definido socialmente é uma rotulação atribuída a alguém que fez o que reprovamos. 
Violência pode ser também “uma reação conseqüente a um sentimento de ameaça ou de falência da capacidade psíquica em suportar o conjunto de pressões internas e externas a que está submetida." 
Causas:
São inúmeras as causas que podem levar uma criança ou um adolescente a um ato delitivo.. um dos mais relevantes são: 
A desigualdade social é um dos fatores que levam um jovem a cometer atos violentos. A situação de carência absoluta de condições básicas de sobrevivência tende a embrutecer os indivíduos, assim, a pobreza seria geradora de personalidades disruptivas. - A influência de grupos de referência de valores , crenças e formas de comportamento seria também uma motivação do jovem para cometer crimes. Entre outras..

Consequências: 

As consequências da violência escolar são muitas e profundas. Para a vítima da violência, as consequências se notam em uma evidente baixa auto-estima, atitudes passivas, transtornos emocionais, problemas psicossomáticos, depressão, ansiedade, pensamentos suicidas, etc. Somando-se a isso, a perda de interesse pelas questões relativas aos estudos, o qual pode desencadear uma situação de fracasso escolar, assim como o aparecimento de transtornos fóbicos de difícil resolução.
Pode-se detectar a uma vítima de violência escolar por apresentar um constante aspecto contrariado, triste, deprimido ou aflito, por faltar frequentemente e ter medo das aulas, ou por ter baixo rendimento escolar.

Sugestões: 
As pessoas, esses jovens, deveriam pensar mais, respeitar o modo que cada um vive, como cada um gosta de ser, e etc. Também os pais, deviam se conscientizar mais, mesmo não tendo talvez uma boa condição, devem dar amor e carinho aos seus filhos, pois assim eles não terão que descontar toda sua tristeza, em outras pessoas. A educação, sobre isso tem que partir de casa!

Patrícia Mendes. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário